Notícia

Vendas do Dia dos Namorados devem injetar mais de 15 bilhões de reais no comércio

  • 07 de junho de 2018 - 17:34
Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais, divulgada pela CDL Palmas, revelou que 62% dos brasileiros devem realizar alguma compra no Dia dos Namorados, dia 12 de junho. Ainda segundo o estudo, cerca de 15,6 bilhões de reais devem ser injetados na economia.
 
A data é vista como um bom momento para presentear, o que gera uma boa fomentação nas vendas em todo o país. Os dados da pesquisa  revelam que as pessoas mais presenteadas serão o esposo ou a esposa (64%). Os homens têm mais intenção de presentear (69%). Em segundo lugar no ranking dos mais presenteados, aparecem os namorados (30%) e, na sequência, os noivos (5%). Para a escolha do presente, os fatores mais levados em conta são a qualidade do produto (30%) e o perfil do presenteado (21%). Os locais preferidos para comemoração serão a própria casa do entrevistado (33%), seguido dos restaurantes (30%) e dos hotéis ou motéis (11%).
 
Em relação ao valor médio de gasto com o presente, a pesquisa revelou que os consumidores devem comprar produtos por volta de R$167. Sendo que 36% dos entrevistados deve gastar a mesma quantia que no ano passado, enquanto 21% projetam desembolsar mais e 17% pretendem diminuir o valor gasto. Além disso, 25% dos entrevistados ainda não decidiram o valor que será gasto. Quanto à forma de pagamento, a pesquisa mostra que 58% deve pagar à vista, 37% devem utilizar o cartão de crédito e apenas 2% boleto bancário. O número médio de prestações varia entre três e quatro.
 
Produtos
 
No ranking de produtos que os entrevistados devem comprar para agradar os parceiros, as roupas aparecem em primeiro lugar (41%), seguido perfumes ou cosméticos (34%), calçados (22%) e jantares (18%). Completam o ranking os bombons e chocolates (17%) e acessórios, como bijuterias, cintos, óculos e relógios (17%). 
 
Para o presidente da CDL Palmas, Silvan Portilho, a expectativa é que Palmas  tenha um grande número de vendas para o Dia dos Namorados. “Nós acreditamos que o comércio da Capital terá um resultado positivo, pois estamos trabalhando para isso. Nós lançamos a campanha Amor de Presente em Dose Dupla, e assim como surtiu um ótimo efeito no Dia das Mães, esperamos que também aumente as vendas do Dia dos Namorados”, disse.