Dia dos Pais 2020: comércio palmense tem expectativa de queda nas vendas

  • 31 de julho de 2020 - 15:59



Apesar dos efeitos da crise que atinge o Brasil e o mundo, uma pesquisa realizada pela CNDL e repassada para a CDL Palmas, aponta que cerca de 58% dos brasileiros deve presentear neste Dia dos Pais. Em comparação ao ano passado, a intenção de consumo caiu 9%. 

 

Mesmo com grande parte dos brasileiros pretendendo presentear, o consumidor ainda está cauteloso. A pesquisa mostrou que a maioria dos entrevistados garante que espera gastar o mesmo valor que o último ano com os presentes (37%), enquanto o percentual daqueles que esperam gastar mais passou de 26% na pesquisa de 2019 para 18% na pesquisa deste ano, uma queda de 8 pontos percentuais.

 

Por outro lado, a fatia dos que pretendem gastar menos saltou de 21% para 34%. Os motivos mais citados para a redução dos gastos são o fato de querer economizar (45%), estar com o orçamento apertado (39%), as incertezas com relação ao cenário econômico (34%) e ter tido redução na renda (30%).

 

Em Palmas, o cenário não deve ser diferente. A CDL Palmas estima que o Dia dos Pais apresente queda nas vendas, seguindo as médias dos últimos meses. A expectativa é de um decréscimo de cerca de 10% no volume total de vendas no comércio palmense. 

 

Conforme aponta o levantamento, 39% dos consumidores realizará suas compras pela internet, enquanto 24% afirmam que farão em shopping centers e 16% em lojas de departamento. “As compras pela internet podem, de fato, afetar o nosso comércio. Por isso, a CDL Palmas orienta os consumidores a pesquisarem no comércio local antes de realizar suas compras. Neste momento, precisamos de apoio para que as pequenas empresas sobrevivam e os empregos sejam mantidos”, afirma Silvan Portilho, presidente da CDL Palmas. 

 

Os itens mais procurados por quem vai presentear serão as roupas (48%), os perfumes/cosméticos (33%), calçados (28%) e os acessórios (26%). O levantamento revelou ainda que, em média, os consumidores pretendem gastar R$ 196 com o presente.