Recuperação de crédito é tema de reunião entre o Conselho de SPC do Tocantins, PROCON e Faciet

  • 23 de setembro de 2021 - 14:45



Na manhã desta quinta-feira, 23, Silvan Portilho, presidente do Conselho Estadual do SPC Tocantins (CESPC-TO) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas, esteve reunido com o superintendente do PROCON Tocantins, Walter Nunes, e com o presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (FACIET), Fabiano do Vale. Os representantes das instituições debateram sobre projetos para recuperação de crédito na Capital e no estado. 

 

Com informações da base operacional do SPC Brasil, Silvan Portilho apresentou dados sobre a inadimplência da população tocantinense. Os números mostram a real necessidade de ações, como o Feirão Nome Limpo, já consagrado pela CDL Palmas. A campanha fomenta a economia e auxilia na retomada ao crédito no mercado financeiro. 

 

O presidente do CESPC-TO e da CDL Palmas, explica que monitorar estes dados é essencial. “Nós temos um cuidado muito grande, um trabalho de monitoramento dos índices de inadimplência. É através destes dados que podemos montar estratégias para auxiliar as empresas a receberem dívidas. Apresentamos hoje o Feirão Nome Limpo, que vai ajudar a recuperar o crédito dos consumidores negativados. Com esse apoio de órgãos competentes, como o PROCON, temos certeza que será uma ação de sucesso”, disse Silvan. 

 

Com esta ação, pretende-se apoiar o credor na recuperação do seu capital de giro, oferecer informações sobre finanças pessoais, visando o consumo consciente e sustentável e possibilitar um melhor resultado para o comércio. Apoiando a iniciativa, Walter Nunes explica sobre a sua importância. “Essa parceria é essencial para o desenvolvimento de ações que visam combater o endividamento das famílias palmenses e tocantinenses. A nova lei do superendividamento [nº 14.181/2021] traz ao Tocantins a finalidade e a diretriz de propor políticas públicas no sentido de combater o endividamento e de estimular os consumidores para que façam a renegociação das suas dívidas. Esse trabalho em conjunto do PROCON, através do Governo do Estado, com as entidades empresariais é de suma importância”, destacou o superintendente do PROCON Tocantins. 

 

Fabiano do Vale destaca a relevância dessa parceria. “Esse trabalho é muito importante. Estamos unindo todas as entidades para ajudar o cidadão a sair das negativações, a recuperar poder de compra, através de um projeto tão completo. Acredito que essa ação será essencial ainda para fomentar as vendas de fim ano, para ajudar realmente essas famílias a saírem do endividamento e voltar a consumir conscientemente”, pontuou o presidente da FACIET. 

 

As entidades, em conjunto com o órgão estadual, estão trabalhando para o lançamento deste projeto. É importante destacar que a ação está em fase de construção e que em breve será lançada, levando soluções para os cidadãos e empresas tocantinenses.